Vunji em muitas Jinzo crer ser
uma Divindade Gêmea e masculina. Em outras Jinzo acreditam ser uma (Divindade)
criança masculina e outras crer serem os famosos Erês.
Existe alguma tribo em Angola que cultuava Vunji como criança masculina ou gêmea? Quem souber poste aqui e se não sabe vamos pesquisar.
Vunji ou Wunji não é um Nkisi e sim um Mukixi.
Podemos observar que no Brasil foi comparado com o Ibeji dos Nagôs, com isso pode ter ocorrido com os novatos do Candomblé acreditassem que Vunji é uma Divindade Gêmea. E como o Ibeji é representado por uma estatueta de gêmeos fizerem uma comparação com os Erê e os mesmo com Vunji.
Mukixi Vunji - Divindade da justiça.
Quem souber as tribos que ela foi cultuada, fale.
Existe alguma tribo em Angola que cultuava Vunji como criança masculina ou gêmea? Quem souber poste aqui e se não sabe vamos pesquisar.
Vunji ou Wunji não é um Nkisi e sim um Mukixi.
Podemos observar que no Brasil foi comparado com o Ibeji dos Nagôs, com isso pode ter ocorrido com os novatos do Candomblé acreditassem que Vunji é uma Divindade Gêmea. E como o Ibeji é representado por uma estatueta de gêmeos fizerem uma comparação com os Erê e os mesmo com Vunji.
Mukixi Vunji - Divindade da justiça.
Quem souber as tribos que ela foi cultuada, fale.
De acordo com o
livro: Ilundo, Divindades e Ritos Angolanos... (Oscar Ribas), encontra-se Vunji
como Deusa da Justiça. Segue-se abaixo...
"É a única que saiu de uma lagoa. Em possessão, sorve mel e óleo de rícino,misturados num prato. Para atuar pela 1ª vez, não é necessário o ritual da dissaquela (sessão de espíritos), como os outros nkisi.
Antes de ser evocada pode se manifestar no ventre materno, pela ausencia do catamenio (menstruação) desde o último filho referente ao fenômeno. O tratamento da mulher neste estado se dá com folhas pulverizadas, mel e rícino, os pós ficam em chifres de palanca (antilope, semelhante ao boi), corça e no casco de uma tartaruga pequena; e, em cabacinhas ficam os outros ingredientes, bem como uma mistura dos aludidos pós. O rícino serve para defumações e fomentações e o restante é para ingerir. Além dessas drogas, o sacerdote prepara a lagoa da Senhora Vúnji: uma panela de barro com dois borgaus (pedras redondas amarelas do mar ou rio) e água natural.
Com a água dessa lagoa (sempre renovada) a paciente temperara sempre os seus banhos e de seu filho. O sacerdote que está tratando deste acidente, no final do ritual - adivinhação e prescrição terapeutica - deita pemba para dentro do bico duma galinha de penas ouriçadas e profere: - Aqui está a tua casa Senhora Vúnji! A ave conserva-se para criação. os ovos ou crias são vendidos, revertendo o produto para o dizaco (retalho novo de pano cru, sacramentado com pemba ou cinza) de Vúnji, isto é, o mealheiro místico consagrado a essa divindade e o qual se destina a compra de apetrechos necessários ao culto, como mel,ricino, tabaco e vinho. Se a galinha morrer sem deixar prole deve-se repetir a operação noutra galinha da mesma espécie".
Então amigos, pra vocês Vunji é um Nkisi como o autor escreveu ou um Mukixi?
"É a única que saiu de uma lagoa. Em possessão, sorve mel e óleo de rícino,misturados num prato. Para atuar pela 1ª vez, não é necessário o ritual da dissaquela (sessão de espíritos), como os outros nkisi.
Antes de ser evocada pode se manifestar no ventre materno, pela ausencia do catamenio (menstruação) desde o último filho referente ao fenômeno. O tratamento da mulher neste estado se dá com folhas pulverizadas, mel e rícino, os pós ficam em chifres de palanca (antilope, semelhante ao boi), corça e no casco de uma tartaruga pequena; e, em cabacinhas ficam os outros ingredientes, bem como uma mistura dos aludidos pós. O rícino serve para defumações e fomentações e o restante é para ingerir. Além dessas drogas, o sacerdote prepara a lagoa da Senhora Vúnji: uma panela de barro com dois borgaus (pedras redondas amarelas do mar ou rio) e água natural.
Com a água dessa lagoa (sempre renovada) a paciente temperara sempre os seus banhos e de seu filho. O sacerdote que está tratando deste acidente, no final do ritual - adivinhação e prescrição terapeutica - deita pemba para dentro do bico duma galinha de penas ouriçadas e profere: - Aqui está a tua casa Senhora Vúnji! A ave conserva-se para criação. os ovos ou crias são vendidos, revertendo o produto para o dizaco (retalho novo de pano cru, sacramentado com pemba ou cinza) de Vúnji, isto é, o mealheiro místico consagrado a essa divindade e o qual se destina a compra de apetrechos necessários ao culto, como mel,ricino, tabaco e vinho. Se a galinha morrer sem deixar prole deve-se repetir a operação noutra galinha da mesma espécie".
Então amigos, pra vocês Vunji é um Nkisi como o autor escreveu ou um Mukixi?
VUNJI - DEUS DA JUSTIÇA
Acredita-se que ao repassar as informações quem escutou,
interpretou de modo equivocado, levando a crer que Nvunji seria uma Divindade
criança e com isso fazendo uma confusão com Ibeji que é uma Divindade Gêmea dos
Nagôs.
Com esse equivoco de ouvir o galo cantar, não souberam o
motivo do canto, ou seja, pode-se ter ocorrido que Nvunji esta relacionada com
crianças e nisso interpretaram como Ibeji e Erê e pra piorar Cosme e Damião.
Então descartem de suas mente o Erê, o Ibeji e o Cosme e
Damião, pois este não tem nada a ver com Nvunji que é uma Divindade da Justiça.
No meu ver, já que os “N” da palavra “Nvunji” é nasalado e a
pronuncia soa da mesma forma que Vunji, indica que é a mesma coisa. Sem
comentar que a gramática nada tem haver com as Divindades Bantu.
Então quem é Nvunji ?
Nvunji ou Vunji é uma Divindade da justiça, também atua no
nascimento de crianças. Essa Divindade é de origem Angolense, (quais tribos?)
e, portanto é um Mukixi e não um Nkisi, mas dependendo da tribo dentro de
Angola ela não seria somente um Mukixi e sim uma Hamba (Ramba).
Essa Divindade esta diretamente e ao mesmo tempo indiretamente
ligada a iniciação do Muzenza, mas creio que essa observação varia de Ndanji e
de Mbutu.
Referente ela ser direcionada como Senhor (Masculino), eu
não acredito ser masculino e sim feminino (Senhora).
Um grande abraço aos amigos!
Tata Kitalehoxi!
Nenhum comentário:
Postar um comentário