KIMUALA
É dança dedicada ao espírito Dinyânga(caçador) exibida por ocasião da morte de um grande mestre de caça.Nas regiões de Viana e Ilha de Luanda o mesmo tipo de dança é denominado Mabalakata.O seu estilo rítmico deu lugar ao tipo de dança Semba no carnaval luandense.
SEMBA
É uma dança de salão Angolana Urbana. Dançada a pares, com passadas distintas dos cavalheiros, seguidas pelas damas em passos totalmente largos onde o malabarismo dos cavalheiros conta muito a nível de improvisação. O Semba caracteriza-se como uma dança de passadas. Não é ritual nem guerreira, mas sim dança de divertimento principalmente em festas, dançada ao som do Semba. Uma dança de cadencia rítmica ligeiramente acelerada.
EFUNDULA
É a maior festa das raparigas na puberdade, e da circuncisão entre os Lunda tchokwe com um grande batuque designado txissela. Durante o qual é da regra a maior liberdade entre os dois sexos. Esta dança actual, evoca bastante a conhecida pintura pré-histórica de cônsul (lerida), figurando mulheres dançando ritualmente em tomo de um sátiro, o que traduz a manifestação do culto de fertilidade.
KIZOMBA
É uma terminologia Angolana da expressão lingüística Kimbundo que significa"festa" surgido em angola na década de 80 sendo uma fusão do semba (um predecessor do samba) com outros estilos musicais, a saber o Zouk. É dançado idealmente acompanhado por um parceiro, muito próximo um do outro e lentamente, podendo também ser rapidamente. Exige uma grande flexibilidade nos joelhos, devido à exigência freqüente dos casais( pares) se movimentarem de cima e para baixo lembrando uma verdadeira música de salão. A influência do kizomba de Angola é sentida na maioria da África Lusófona e em Portugal..
Ok mas quais instrumentos eles tocam
ResponderExcluir