Páginas

sexta-feira, 14 de junho de 2013

MAIZI, MAFUTA E MAJI



Maizi e Mafuta são palavras de origem Kikongo e significa óleo. A palavra Maizi é pouco utilizado pelos mais novos. É maios comum ouvi-lá na boca dos Makota das aldeias. Já a palavras Mafuta além de ser utilizado para óleo, os Bakongo, sobretudo as mulheres, utilizam-a como apelido ou nome. 

"Mafuta é um nome composto, cuja frase completa é Mambu ma N'futa, em Kikongo pode-se também dizer MANFUTA. Neste contexto Ma(n)futa como sendo o nome de uma pessoa, ser interpretado por óleo, é um erro, que a geração bakongo actual deve corrigir". 

No Kikongo antigo, N'futa é a designação de uma antiga árvore sagrada, que situava na savana, onde os Bakongo faziam suas rezas ao Tata Nzambi Mpungu.  Então, as crianças ao nascer e receber o nome Manfuta, significa ser crianças sagradas. Melhor dizendo, são crianças que nascem com um poder especial. É uma criança escolhida e enviada por Tata Nzambi Mpungu. 

Assim como no Kikongo a palavra Maizi significa óleo, no Kimbundu a palavra é Maji. 

Maji (Kimbundu) ou Maizi (Kikongo) são apenas palavras que designam óleo. Conforme a origem do óleo, a palavra seguida de outra palavra conforme a sua origem, exemplo: 

Maji Aputo = Óleo Português... conhecido como azeite de oliva, também é conhecido por nós no Candomblé Angola como azeite doce. 

Maji Ndende = Óleo de Dendê... conhecido por nós do Candomblé Angola apenas como azeite de dendê ou dendê. 

Obs: O Maji Ndende é extraído do fruto. Ndende é o nome do fruto e não a palmeira.


Um grande abraço aos amigos!
Tata Kitalehoxi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário