Os povos indígenas têm
conservado suas crenças sagradas a natureza. As montanhas, os rios, as lagoas,
as pedras, as árvores, os animais e as florestas tem um significado especial. A
terra assim como toda a natureza tem um valor sagrado inestimável, tiram dela a
vitalidade individual e coletiva de toda a comunidade. Sem essa força vital o
seu povo pode vir a desaparecer, por isso mantendo as tradições, residindo nas
terras sagradas dos seus ancestrais, conseguem preservar toda espécie de vida.
Os indígenas tiram da
natureza todo o seu sustento material e espiritual. “O território indígena é
sempre a referencia a ancestralidade e a toda formação cósmica do universo e da
humanidade. É nele que se encontram presentes e atuantes os heróis indígenas,
vivos ou mortos” (Gersem dos Santos Luciano: 2006: pag. 101).
O território ou terra
para os indígenas tem um significado além de espaço físico. É sagrado, cheio de
magia natural, tem toda uma simbologia cosmológica, que carrega todo o espaço primordial
e o mundo dos deuses da natureza.
Os indígenas
compreendem a natureza como território dos seres naturais e sobrenaturais. Os
rios não são simplesmente um rio, são seres, espíritos ou deuses que nele
habitam. Rios que são bem cuidados, fornecedores da pesca sustentável de toda a
comunidade.
Assim como os rios são
sagrados, encantados e preservados, as montanhas também são reconhecidas. Uma
montanha não é simplesmente uma montanha, tem importante significado na
cosmologia sagrada. Os rios, árvores do porte especial, montanhas e etc. também
têm nomes especiais conforme a língua indígena. Assim como os fenômenos
naturais e erosões naturais tem nomes especiais e personificados.
Os deuses da natureza
no mundo indígena são fundamentalmente importantes para a vida indígena e do
planeta terra. São deuses que ajudam a manter o equilíbrio da vida terrestre. É
através de comunhão e preservação do habitat natural desses deuses que os
indígenas adquirem as bênçãos.
Os espíritos e deuses
preservam o equilíbrio vital da natureza, e uma vez a natureza destruída pelo
homem moderno, os espíritos e deuses chegam a se zangar e desencadear múltiplas
desgraças na vida humana, doenças das mais diversas qualidades. E os indígenas
quando disponibiliza a recuperar uma área degrada, reflorestando, estão
trazendo novamente o equilíbrio da terra, reconstruindo o habitat natural dos
espíritos e deuses que viviam naquelas terras que foram afugentados com a
destruição.
As terras indígenas
estão fortemente ligadas ao índio, é do seu solo e da sua superfície que
retiram todo o sustento vital. Os índios estão profundamente vinculados com a
terra do ancestral, pois é ela sagrada e impregnada de tradições que fortalece
a comunidade indígena. É uma terra ligada às manifestações culturais, as
tradicionais, politicas, familiar, social e principalmente religiosa.
Para os indígenas a
terra é o habitat onde viveram e vivem os antepassados. E é de importância e
tradicional do índio residir onde os antepassados viveram e vivem, pois é deles
que é emanada toda a vitalidade da comunidade.
Os índios sentindo-se e
vivendo integralmente em profunda harmonia com a natureza e seu território, não
se sentem estranhos, são nelas reconhecidas com toda sua tradição cultural. O
índio em harmonia com a natureza sente-se parte dela, reconhecidos pelos
espíritos e deuses. “Por isso, em seus mitos, seres humanos e outros seres
vivos convivem se relacionam” (Gersem dos Santos Luciano: 2006: pag. 102).
Para os indígenas a natureza é viva, é
carregada de espíritos e deuses, cheia de segredos sobre a vida. E quando estão
a dançar e praticar seus tradicionais rituais encontram em experiência e
contato com a natureza e o mundo dos antepassados, seus anciões.
É do conhecimento
tradicional indígena que o invisível faz parte do visível. Para eles... ”o
mundo dos mortos, dos espíritos e dos deuses não está em outra dimensão
cósmica, está na própria natureza que constitui o território indígena” (Gersem
dos Santos Luciano: 2006: pag. 102).
Um grande abraço aos amigos!
Tata Kitalehoxi!
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