Páginas

quinta-feira, 16 de maio de 2013

MPUNGO NDONGO





As pedras altas e negras mais famosas da África e do mundo se localizam em Angola, no município do Kacuso, na província do Malanje. Essas gigantescas e magnificas pedras de megalíticos ficam a 100 quilômetros de Malanje e situa entre o Lukala e o Kwanza, a oeste de M’baka.  

As pedras negras chegam a atingir mais de cem metros de altura e chegam a lembrar das paisagens extraterrestres. A cor dessas gigantescas e históricas rochas é preta, apesar de conter a cor vermelha e outras.   

Essas rochas impõem respeito e admiração, principalmente a imponência e o silencio.

Mpungu Ndongo foi palco e testemunha da Fortaleza Natural da Rainha Nzinga Mbadi, que unificou todo o seu povo do Reino Ndongo, combatendo contra os colonizadores.  

Conforme Carlos Duarte (2008), na atualidade são poucas as pessoas da região que se aventura próximo o Mpungu Ndongo. Pois sendo um local de desaparecimentos de muita gente, passou a ser considerado um local proibido aos aventureiros, por se tratar de um importante lugar, mais não um lugar qualquer, e sim um Santuário Natural.

É da crença para os povos dessa região, que o lugar é habitado pelos espíritos dos antigos guerreiros que viviam ali na época da colonização, local liderado por Nzinga Mbadi. Dai vem o tabu de se aventurarem nessas regiões sem um guia local, pois a crença é visível aos olhos desse povo que, se os espíritos guardião de guerreiros que ali vivem estiverem irritados com a invasão indesejada de algum aventureiro e seja ele quem for, fazem os perderem em caminhos totalmente diferentes aos de inicio, até que venham a morrer.  

De acordo com os mistérios mitológicos do mundo Bantu, segundo Carlos Duarte, é possível visualiza do alto de uma determinada rocha a marca de um pé enorme em baixo relevo, constatando entre o povo dessa região a lenda que a marca desse pé pertence a Nzinga Mbadi, era ali o ponto principal que ela ficava a observar a aproximação das tropas invasoras.  


Um grande abraço aos amigos!
Tata Kitalehoxi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário