Páginas

sábado, 20 de abril de 2013

O ORIXÁ DA CABEÇA



Ori é propriamente um Orisa. O Ori é quem nos abençoa mais rápido que qualquer Orisa, sem a permissão de Ori um Orisa jamais pode se manifestar no mediu, isso se da na existência, convivida por muitos de nós no Candomblé, no caso de existir Ogans e Ekedjis que não entram em transe de seu Orisa pra quem o foi iniciado.

O Orisa pode ser classificado por nós ocidentais, como uma forma simples de podermos ensinar pessoas de palavras limitadas, como uma Divindade protetora, não como o nosso próprio Deus, pois quem tem o papel de nosso Deus é justamente Olorum.

O Ori é justamente a cabeça, essência do ser. Ao nascer uma criança a primeira parte do corpo a sair é a cabeça, neste caso quem nasceu ao aye esta sendo Ori, é por esse motivo tão importante de Ori = Cabeça, que os pais devem estar sempre de olho na criança, pra não cair e bater a cabeça e vir a falecer. Pois a cabeça de uma criança mesmo já formada, ela não esta completamente seca, com os ossos firmes. Constitui em um Ori recém feito no orun, e por esse e outros motivos em aldeias africanas, antes, durante e depois da gravidez os pais sempre devem consultar um oráculo pra ver o que as Divindades têm o que revelar sobre a criança, neste caso tendo o adivinho sacado o Odu de nascimento, onde esse pode revelar todo o destino da criança, do batizado ao axexe.

Mas como já estivemos muitas vezes em frente um oráculo, as revelações somente são decifradas para aquela ocasião, tendo o sacerdote a insatisfação de nunca ver o futuro de alguém alem do que se pode, pois o momento de consultar o oráculo é de busca de resolver aquele determinado problema e com isso esse problema compõe como uma barreira, bloqueando o futuro, pois é preciso resolver o primeiro problema que estar tirando o sono da pessoa, podendo ter vida longa ou uma curta vida caso o consulente não executa o que foi revelado.

O Ori por ser a essência do ser, esta nitidamente falando conter toda a alegria e tristeza, pois ao escolhermos nosso Ori, escolhemos um Ori pronto, mas nós o escolhemos antes de descer ao aye. Então, se constata que nós somos nós e Ori é Ori.

Agora observando pelo fato de escolhermos o nosso Ori antes de descermos ao aye, comparamos esse fato com o nascimento de uma criança no útero materno. É justamente no útero materno que a criança é formada, neste caso a cabeça = ori, da criança. Então, pode-se concretizar que o útero seja um orun pra essa criança, e realmente é, pois é um mundo confortável e saudável capaz de conforta muitas crianças com foi o caso de uma americana ter 9 gemeos.

Essa criança ao nascer, prontamente já se manifesta sinais de exigências, chora pra mamar como se estivesse pedindo alimento, e a cada avanço que se tem, essa própria criança evoluiu sozinha, com o próprio Ori, aprende a sentar, engatinhar sozinha e andar sozinha. Se Ori nascesse forte e resistente em sua total potencialidade o crânio não nasceria fresco em fase de secagem.

Somo espírito e termos um corpo composto de cabeça = ori, neste caso ori deixa de ser um orixá e passa ser nós mesmo, ou seja, somos ori, mas o ori é o cérebro, o principal órgão que comanda tudo em nosso corpo em comunhão com os outros órgãos. O cérebro é o único é impossível de ser implantado em outra cabeça, a medicina ate hoje não fizeram transplante de cérebro, se fizeram desconheço esse inédito fato.

Antes de falarmos, comer, andar, correr e etc., é primeiro executado por nós, no cérebro, e é no cérebro que a alma do ser mora, por isso é bastante popular o ditado: sua cabeça é seu guia, vai na fé.

Somos tão limitados de poder, que devemos sempre fortalecer anualmente, ou de pequenos tempos pra outras pessoas com um ori complicado. Sempre fazemos o bori pra nós próprios fortalecermos, pois, sem uma cabeça boa não podemos ter progresso em nada nesta vida.

Caso pessoas com um ori complicado não se fortaleça, por causa de preconceito, iguinorancia, vaidade ou luxuria, e esta tendo um destino de vida longa caso se fortaleça, execute a base principal do ser divino, Olorun, o futuro se reduz, pois acreditam no livre arbítrio. Mas esse livre arbítrio que o ignorante acredita é falso, pois a sua vaidade do prazer e da luxuria é fruto de uma cabeça fraca, neste caso o próprio ori se encontrando em desenvolução. Assim podendo levar a morte e ter que retornar pra fazer melhor, ou seja, concluir um destino e ter um pleno conhecimento para que quando a vir desencarnar possa ser honrado como um verdadeiro ancestral, concluindo o seu ciclo, pois é preciso estar no aye pra aprender e ensinar, mas quem completa um destino provavelmente é agraciado com o mérito de se tornar um babaegun = pai ancestral, pois no aye soube aprender com erro e acertos e ensinar.
  
Ori = essência do ser
Orisa = divindade da pessoa, protetor
Egungun = ancestral

Ori jamais seria um ancestral, pois este ao nascer no aye passaria por aprendizados, mesmo que Ori sabe, segundo a lenda, é conhecedo de todos os poderes de todos os orisas. (a lenda é bonita)

Orisa jamais nascera no aye, pois aqui já vive desde a criação do aye. Por aqui conhecerem, acompanha as pessoas em suas jornadas de vida.

Egungun jamais será um orisa no Brasil, mas na áfrica nigeriana são considerados, pois o orisa é um ancestral divinizado, e por egungun ser um ancestral divinizado, os considera como orisa.

Em plena lucidez e iluminação de minha cabeça, falo sobre ori, pois é ele quem dita essas palavras. A busca do conhecimento é importante, mas a sabedoria é divina provem de uma divindade, neste caso ori, o espírito conhecedor de todos os poderes dos orixás, e é por isso que somente o ori acompanha o devoto depois da morte. Ori prontamente é conhecedor sobre Iku, pois ori é quem acompanha o devo antes da vida, durante a vida e depois da vida, como um ciclo.

O livre arbítrio existe, mas é preciso neste mundo um pingo de caráter, conhecimento, inteligência e respeito com os mais velhos. Nossos mais velhos estão mais próximo do sagrado que qualquer pessoa nova, mesmo que esse mais velho não tenha conhecimento suficiente para ensinar um filho, neto ou sobrinhos, deve ser sempre respeitado pela sua sabedoria de vida, de sua idade avançada.

Esse livre arbítrio que a humanidade hoje no novo mundo muito prega é falso, pois ele nada esta construindo para as pessoas. Esta trazendo doenças causadas por drogas e alimentações irregulares, principalmente acidentes graves que leva a pessoa até a morte. Com isso podemos presenciar que Iku não estar vindo a terra atrás dessas pessoas, que não maioria é desobediente, elas próprias estão indo a ele, pois Iku so tem a missão de vir desligar as pessoas e ligar elas no outro mundo com o seu cajado.

Quando fazemos as coisas escutando nossos mais velhos, tudo da certo, pois estamos exercendo a obediência, o aprendizado e educação.  Se não tivermos uma disciplina o nosso ori é capaz de nos levar as loucuras e ao óbito, pois qualquer coisa que se faça hoje devemos estar lúcidos e sem vaidade que pode nos autodestruir.

Hoje podemos ver irrealizações, tristezas, perdas e acidentes por conta do livre arbítrio. Um livre arbítrio que todos temos, mas na hora certa, no dia certo e com pessoas certas. Caso esse dia e hora não sejam os certos e a pessoas esta focada no tal objetivo de sair e se diverti, o problema aparece de uma forma ou outra, e neste caso sempre as piores, brigas, acidentes e mortes. 

Um grande abraço aos amigos e irmãos!
Tata Kitalehoxi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário